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bofransson: 1878 Claude Monet An arm of the Seine
1878 Claude Monet An arm of the Seine
Fjord landscape with farm environment (1870) Josefina...
Fjord landscape with farm environment (1870)
Josefina Holmlund (1827-1905)
oil on canvas, cm. 85x115
opticacrisaore: Falero, "Departure of the Witches"
Falero, "Departure of the Witches"
blueberrymodern: cécile dachary
dappledwithshadow: Joseph Mallord William Turner (English,...
Joseph Mallord William Turner (English, 1775-1851), Sunset, c. 1830
abystle: Vanitas, Paul Cézanne, 1866.
Vanitas, Paul Cézanne, 1866.
Ragazza anni '30 con mughetti (1941) Bruno Landi
Ragazza anni '30 con mughetti (1941)
Bruno Landi
bofransson: Vase of Flowers, 1871 Pierre-Auguste Renoir
Vase of Flowers, 1871 Pierre-Auguste Renoir
cosanesaitu: Mio fratello è figlio unico Rino Gaetano 32 ANNI...
Mio fratello è figlio unico Rino Gaetano
32 ANNI FA' SCOMPARIVA RINO GAETANO
german-expressionists: Frantisek Kupka, Boudoir Scene, 1903
Frantisek Kupka, Boudoir Scene, 1903
Still life with vase of flowersFilippo De Pisis (Ferrara 1896 -...
Still life with vase of flowers
Filippo De Pisis (Ferrara 1896 - Milan 1956)
oil on canvas, cm. 50x40
Natura morta con vaso di fiori
Filippo De Pisis (Ferrara 1896 - Milano 1956)
olio su tela; cm. 50x40
bofransson: Pot of Flowers Paul Cezanne - circa 1875-1876
Pot of Flowers Paul Cezanne - circa 1875-1876
bofransson: Geraniums in a Copper Basin Pierre Auguste Renoir -...
Geraniums in a Copper Basin Pierre Auguste Renoir - 1880
firsttimeuser: Bruno Bourel. In the courtyard
Bruno Bourel. In the courtyard
bofransson: Landscape Emile Nolde - 1908
Landscape Emile Nolde - 1908
kutxx: 1. Mattia Preti Concert (+ detail) c. 1630, oil on...
1.
Mattia Preti
Concert (+ detail)
c. 1630, oil on canvas, The Hermitage, St. Petersburg
paul2francis: Hippolyte Petitjean (French, 1854-1929) The Lamp
Hippolyte Petitjean (French, 1854-1929) The Lamp
peira: Hugo Scheiber: Man Reading Newspaper (c.1918)
Hugo Scheiber: Man Reading Newspaper (c.1918)
prestigiodj: Você é bom de raciocínio lógico para...
Você é bom de raciocínio lógico para concursos?
Sequências numéricas
Os estudos matemáticos ligados aos fundamentos lógicos contribuem no desenvolvimento cognitivo dos alunos, induzindo a organização do pensamento e das ideias, na formação de conceitos básicos, assimilação de regras matemáticas, construção de fórmulas e expressões aritméticas e algébricas. É de extrema importância que o licenciado em Matemática utilize atividades extras envolvendo lógica, no intuito de despertar o raciocínio, fazendo com que o aluno utilize seu potencial na busca por soluções dos problemas matemáticos desenvolvidos em sala e baseados nos conceitos lógicos.
A lógica está presente em diversos ramos da Matemática, como a probabilidade, os problemas de contagem, as progressões aritméticas e geométricas, as sequências numéricas, equações, funções, análise de gráficos entre outros. Os fundamentos lógicos contribuirão na resolução ordenada de equações, na percepção do valor da razão de uma sequência, na elucidação de problemas aritméticos e algébricos e na fixação de conteúdos complexos.
A utilização das atividades lógicas contribui na formação de indivíduos capazes de criar ferramentas e mecanismos responsáveis pela obtenção de resultados na disciplina de Matemática. O sucesso na Matemática está diretamente conectado à curiosidade, pesquisa, deduções, experimentos, visão detalhada, senso crítico e organizacional e todas essas características estão ligadas ao desenvolvimento lógico.
O modelo de atividade a seguir pode ser trabalhado com alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental, objetivando os estudos matemáticos correlacionados à lógica. Observe:
As figuras a seguir possuem números que representam uma sequência lógica. Complete com o número que está faltando.
Exemplo 1
A sequência numérica proposta envolve multiplicações por 4.
6 x 4 = 24
24 x 4 = 96
96 x 4 = 384
384 x 4 = 1536
Exemplo 2
A diferença entre os números vai aumentando 1 unidade.
13 – 10 = 3
17 – 13 = 4
22 – 17 = 5
28 – 22 = 6
35 – 28 = 7
Exemplo 3
Multiplicar os números sempre por 3.
1 x 3 = 3
3 x 3 = 9
9 x 3 = 27
27 x 3 = 81
81 x 3 = 243
243 x 3 = 729
729 x 3 = 2187
Exemplo 4
A diferença entre os números vai aumentando 2 unidades.
24 – 22 = 2
28 – 24 = 4
34 – 28 = 6
42 – 34 = 8
52 – 42 = 10
64 – 52 = 12
78 – 64 = 14Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
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