Friday, June 7, 2013

Canto alle Rondini

Photo



bofransson: 1878 Claude Monet An arm of the Seine



bofransson:

1878 Claude Monet An arm of the Seine

Fjord landscape with farm environment (1870) Josefina...



Fjord landscape with farm environment (1870)
Josefina Holmlund (1827-1905)
oil on canvas, cm. 85x115

opticacrisaore: Falero, "Departure of the Witches"



opticacrisaore:

Falero, "Departure of the Witches"

blueberrymodern: cécile dachary



blueberrymodern:

cécile dachary

dappledwithshadow: Joseph Mallord William Turner (English,...



dappledwithshadow:

Joseph Mallord William Turner (English, 1775-1851), Sunset, c. 1830

abystle: Vanitas, Paul Cézanne, 1866.



abystle:

Vanitas, Paul Cézanne, 1866.

Ragazza anni '30 con mughetti (1941) Bruno Landi



Ragazza anni '30 con mughetti (1941)
Bruno Landi

bofransson: Vase of Flowers, 1871 Pierre-Auguste Renoir



bofransson:

Vase of Flowers, 1871 Pierre-Auguste Renoir

cosanesaitu: Mio fratello è figlio unico Rino Gaetano 32 ANNI...



cosanesaitu:

Mio fratello è figlio unico Rino Gaetano

32 ANNI FA' SCOMPARIVA RINO GAETANO

german-expressionists: Frantisek Kupka, Boudoir Scene, 1903 



german-expressionists:

Frantisek Kupka, Boudoir Scene, 1903 

Still life with vase of flowersFilippo De Pisis (Ferrara 1896 -...



Still life with vase of flowers
Filippo De Pisis (Ferrara 1896 - Milan 1956)
oil on canvas, cm. 50x40

Natura morta con vaso di fiori
Filippo De Pisis (Ferrara 1896 - Milano 1956)
olio su tela; cm. 50x40

bofransson: Pot of Flowers Paul Cezanne - circa 1875-1876



bofransson:

Pot of Flowers Paul Cezanne - circa 1875-1876

bofransson: Geraniums in a Copper Basin Pierre Auguste Renoir -...



bofransson:

Geraniums in a Copper Basin Pierre Auguste Renoir - 1880

firsttimeuser: Bruno Bourel. In the courtyard



firsttimeuser:

Bruno Bourel. In the courtyard

bofransson: Landscape Emile Nolde - 1908



bofransson:

Landscape Emile Nolde - 1908

kutxx: 1. Mattia Preti Concert (+ detail) c. 1630, oil on...





kutxx:

1.

Mattia Preti

Concert (+ detail)

c. 1630, oil on canvas, The Hermitage, St. Petersburg

paul2francis: Hippolyte Petitjean (French, 1854-1929) The Lamp



paul2francis:

Hippolyte Petitjean (French, 1854-1929) The Lamp

peira: Hugo Scheiber:  Man Reading Newspaper (c.1918)



peira:

Hugo Scheiber:  Man Reading Newspaper (c.1918)

prestigiodj: Você é bom de raciocínio lógico para...









prestigiodj:

Você é bom de raciocínio lógico para concursos?

Sequências numéricas


Os estudos matemáticos ligados aos fundamentos lógicos contribuem no desenvolvimento cognitivo dos alunos, induzindo a organização do pensamento e das ideias, na formação de conceitos básicos, assimilação de regras matemáticas, construção de fórmulas e expressões aritméticas e algébricas. É de extrema importância que o licenciado em Matemática utilize atividades extras envolvendo lógica, no intuito de despertar o raciocínio, fazendo com que o aluno utilize seu potencial na busca por soluções dos problemas matemáticos desenvolvidos em sala e baseados nos conceitos lógicos.

A lógica está presente em diversos ramos da Matemática, como a probabilidade, os problemas de contagem, as progressões aritméticas e geométricas, as sequências numéricas, equações, funções, análise de gráficos entre outros. Os fundamentos lógicos contribuirão na resolução ordenada de equações, na percepção do valor da razão de uma sequência, na elucidação de problemas aritméticos e algébricos e na fixação de conteúdos complexos.

A utilização das atividades lógicas contribui na formação de indivíduos capazes de criar ferramentas e mecanismos responsáveis pela obtenção de resultados na disciplina de Matemática. O sucesso na Matemática está diretamente conectado à curiosidade, pesquisa, deduções, experimentos, visão detalhada, senso crítico e organizacional e todas essas características estão ligadas ao desenvolvimento lógico.

O modelo de atividade a seguir pode ser trabalhado com alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental, objetivando os estudos matemáticos correlacionados à lógica. Observe:

As figuras a seguir possuem números que representam uma sequência lógica. Complete com o número que está faltando.


Exemplo 1 
A sequência numérica proposta envolve multiplicações por 4.
6 x 4 = 24 
24 x 4 = 96 
96 x 4 = 384 
384 x 4 = 1536 


Exemplo 2 
A diferença entre os números vai aumentando 1 unidade.
13 – 10 = 3 
17 – 13 = 4 
22 – 17 = 5 
28 – 22 = 6 
35 – 28 = 7 

Exemplo 3 
Multiplicar os números sempre por 3.
1 x 3 = 3 
3 x 3 = 9 
9 x 3 = 27 
27 x 3 = 81 
81 x 3 = 243 
243 x 3 = 729 
729 x 3 = 2187 

Exemplo 4 
A diferença entre os números vai aumentando 2 unidades.

24 – 22 = 2 
28 – 24 = 4 
34 – 28 = 6 
42 – 34 = 8 
52 – 42 = 10 
64 – 52 = 12 
78 – 64 = 14

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

1 comment:

  1. FreedomPop is Britian's first FREE mobile communications provider.

    Voice, text & data plans always start at £0.00/month.

    ReplyDelete